Para quem está iniciando é sempre bom lembrar a arquitetura dos sistemas web, vamos lá então …
Toda aplicação web seja ela desenvolvida com linguagem compilada ou interpretada funciona da mesma forma, ou seja, enviamos uma solicitação para o servidor e recebemos de volta HTML/CSS/JavaScript/XML/arquivo, ou seja, recebemos um conjunto de bytes .
Partindo disso então temos que não podemos acessar recursos locais da maquina, como criar arquivos locais, alterar resolução do monitor, etc. Usando javascript podemos saber a hora local da maquina e sua resolução mas não podemos alterar essas informações.
Se precisarmos acessar recursos locais temos duas alternativas, criar um ActiveX que devera ser instalado pelo usuário, podendo então acessar a maquina local através de nosso sistema web. Mas o uso de ActiveX não deve ser utilizado a não ser que seja extremamente necessário, o melhor seria desenvolver uma aplicação Windows quando há a necessidade de acessar dados locais da maquina do usuário.
Outro fato interessante das aplicações web é que elas trabalham desconectadas, parece estranho já que temos que estar conectados na internet ou rede. O que quero dizer com desconectada é que a requisição é feita ao servidor e quando o servidor responder, pronto não há mais uma conexão entre as duas partes. A única coisa que temos é um número que será utilizado na próxima solicitação, esse número é chamado de SessionID.
Por trabalhar de forma desconectada é que surge a necessidade de sempre submeter todos os dados para o servidor, mesmo quando utilizamos AJAX estamos enviando todos os campos do formulário, só que ignoramos o que não nos interessa naquela chamada. Ou seja, não existe interação sem post-back que é o nome que damos a ação de enviar os dados para o servidor e receber uma resposta, resposta essa que geralmente reflete de alguma forma na página atual.